Notícias

Quais as ameaças das moscas-das-frutas à fruticultura do Brasil?

Pesquisadores de três Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vão responder este questionamento durante um webinar na tarde desta quarta-feira, dia 21/7 , abordando as espécies desses insetos que estão ausentes e aquelas presentes no território nacional. Entre os pontos positivos a serem apresentados no evento e que marcam a preocupação das instituições de pesquisa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está a ausência de duas espécies de moscas-das-frutas no país: a Bactrocera dorsalis e a Anastrepha curvicauda. Para falar sobre a importância da vigilância sanitária para impedir a entrada desses dois insetos (que contam de uma lista de um total de 20 pragas já identificadas) o convidado é o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Marcelo Lopes. Ele vai abordar os principais aspectos a respeito das duas moscas-das-frutas que não existem no país, entre eles a capacidade reprodutiva, as plantas atacadas e como tem sido possível manter longe dos pomares brasileiros esses dois insetos, presentes . Além de Marcelo Lopes, serão palestrantes os pesquisadores Antônio Nascimento, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas=BA) e Cristiane Barbosa, da Embrapa Amapá (Macapá-AP). Nascimento vai abordar o tema as espécies de moscas-das-frutas presentes no território nacional (Ceratitis capitata e Anastrepha Spp.) e como se tornou possível o acesso de frutos de manga a mercados internacionais. A espécie de mosca-das-frutas sob controle oficial, a Bactrocera carambolae, também conhecida como mosca-da-carambola, que atinge 21 espécies vegetais hospedeiras nos estados do Amapá, Pará e Roraima, será o tema da palestra da pesquisadora Cristiane Barbosa. O webinar Moscas-das-frutas: a ameaça à fruticultura nacional, promovido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura , começa às 14h e será transmitido simultaneamente pelo Canal da Embrapa no Youtube, bem como no Facebook da Unidade promotora do evento.

 

Pesquisadores de três Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vão responder  este questionamento durante um webinar na tarde desta quarta-feira, dia 21/7 , abordando as espécies desses insetos que estão ausentes e aquelas presentes no território nacional.

Entre os pontos positivos a serem apresentados no evento e que marcam a preocupação das instituições de pesquisa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  está a ausência de duas espécies de moscas-das-frutas no país: a Bactrocera dorsalis e a Anastrepha curvicauda. Para falar sobre a importância da vigilância sanitária para impedir a entrada desses dois insetos (que contam de uma lista de um total de 20 pragas já identificadas) o convidado é o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Marcelo Lopes. Ele vai abordar os principais aspectos a respeito das duas moscas-das-frutas que não existem no país, entre eles a capacidade reprodutiva, as plantas atacadas e como tem sido possível manter longe dos pomares brasileiros esses dois insetos, presentes . 

Além de Marcelo Lopes, serão palestrantes os pesquisadores Antônio Nascimento, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas=BA) e Cristiane Barbosa, da Embrapa Amapá (Macapá-AP). Nascimento vai abordar o tema as espécies de moscas-das-frutas presentes no território nacional (Ceratitis capitata e Anastrepha Spp.) e como se tornou possível o acesso de frutos de manga a mercados internacionais. 

 A espécie de mosca-das-frutas sob controle oficial, a Bactrocera carambolae, também conhecida como mosca-da-carambola, que atinge 21 espécies vegetais hospedeiras nos estados do Amapá, Pará e Roraima, será o tema da palestra da pesquisadora Cristiane Barbosa. 

O webinar  Moscas-das-frutas: a ameaça à fruticultura nacional, promovido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura , começa às 14h e será transmitido simultaneamente pelo Canal da Embrapa no Youtube, bem como no Facebook da Unidade promotora do evento.

   

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *