Notícias

Projeto SULCO faz live para apresentar resultados da safra da soja 20/21

Os resultados apresentados pela tecnologia do uso do sulco-camalhão para a cultura de grãos em terras baixas serão mostrados na live agendada pelo Projeto SULCO – trabalho de pesquisa da Embrapa e empresas no RS – que acontece no próximo dia 16 de junho, às 19h, no canal da Embrapa no Youtube. A temática do encontro será “Soja e milho irrigados em terras baixas” e o evento virtual apresentará os números da safra 20/21, com a participação de produtores rurais, técnicos e pesquisadores envolvidos no Projeto e a interação do público participante na plataforma online. Esta segunda live trará depoimentos das experiências de produtores rurais das tecnologias aplicadas pelo Projeto em cinco propriedades. O produtor rural Geovani Weber, da Granja do Sossego, de Formigueiro, contará como ele atingiu mais de 100 sc/ha de soja e Paulo Nolasco da Fazenda São Francisco, do Grupo Quero-Quero, de Jaguarão, falará como é possível viabilizar outras culturas com irrigação em áreas de várzea. Na sequência serão relatadas as experiências de Álvaro Ribeiro, da Fazenda Estrela, de Camaquã, Cyrano Busato, da RiceTec Sementes, de Capão do Leão, e Mário Assis Brasil, da Granja Mangueira, de Santa Vitória do Palmar. Conforme o coordenador do Projeto pela Embrapa, pesquisador José Maria Barbat Parfitt, esse é um estudo de viabilidade técnica e econômica do uso do sistema sulco-camalhão, que visa contribuir para a adaptação de culturas de terras altas às terras baixas gaúchas para aplicação em áreas demonstrativas – lavouras de produtores parceiros – capaz de comprovar o aumento da produtividade de grãos como soja e milho. Ao acompanhar a live dos resultados do Projeto SULCO o participante irá conhecer os resultados obtidos na safra atual. “A primeira safra do Projeto (2019/2020), por exemplo, foi extremamente seca, com perdas de produtividade nas lavouras do Estado, mas as áreas piloto irrigadas produziram, em média, 20 sc/ha a mais do que as áreas não irrigadas na mesma propriedade, obtendo uma produtividade média de 66,3 sc/ha. Esta produtividade corresponde ao peso da produção total obtida na colheita, ajustada para a umidade de 13% e descontadas as impurezas”, revelou Parfitt. O participante que quiser assistir a live deve se inscrever para o evento antecipadamente, através deste endereço aqui. O Projeto SULCO é uma cooperação técnica e financeira entre a Embrapa, através da unidade de pesquisas em Pelotas/RS, a Embrapa Clima Temperado, a AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda/Massey Ferguson, a Trimble Brasil, a PipeBR, a KLR Implementos e a Centeno Agro Inteligência.

Os resultados apresentados pela tecnologia do uso do sulco-camalhão para a cultura de grãos em terras baixas serão mostrados na live agendada pelo Projeto SULCO – trabalho de pesquisa da Embrapa e empresas no RS – que acontece no próximo dia 16 de junho, às 19h, no canal da Embrapa no Youtube. A temática do encontro será  “Soja e milho irrigados em terras baixas” e o evento virtual apresentará os números da safra 20/21, com a participação de produtores rurais, técnicos e pesquisadores envolvidos no Projeto e a interação do público participante na plataforma online.

Esta segunda live trará depoimentos das experiências de produtores rurais das tecnologias aplicadas pelo Projeto em cinco propriedades. O produtor rural Geovani Weber, da Granja do Sossego, de Formigueiro, contará como ele atingiu mais de 100 sc/ha de soja e Paulo Nolasco da Fazenda São Francisco, do Grupo Quero-Quero, de Jaguarão, falará como é possível viabilizar  outras culturas com irrigação em áreas de várzea.

Na sequência serão relatadas as experiências de Álvaro Ribeiro, da Fazenda Estrela, de Camaquã, Cyrano Busato, da RiceTec Sementes, de Capão do Leão, e Mário Assis Brasil, da Granja Mangueira, de Santa Vitória do Palmar.

Conforme o coordenador do Projeto pela Embrapa, pesquisador José Maria Barbat Parfitt, esse é um estudo de viabilidade técnica e econômica do uso do sistema sulco-camalhão, que visa contribuir para a adaptação de culturas de terras altas às terras baixas gaúchas para aplicação em áreas demonstrativas – lavouras de produtores parceiros – capaz de comprovar o aumento da produtividade de grãos como soja e milho.
Ao acompanhar a live dos resultados do Projeto SULCO o participante irá conhecer os resultados obtidos na safra atual. “A primeira safra do Projeto (2019/2020), por exemplo, foi extremamente seca, com perdas de produtividade nas lavouras do Estado, mas as áreas piloto irrigadas produziram, em média, 20 sc/ha a mais do que as áreas não irrigadas na mesma propriedade, obtendo uma produtividade média de 66,3 sc/ha. Esta produtividade corresponde ao peso da produção total obtida na colheita, ajustada para a umidade de 13% e descontadas as impurezas”, revelou Parfitt.

O participante que quiser assistir a live deve se inscrever para o evento antecipadamente, através deste endereço aqui. 

O Projeto SULCO é uma cooperação técnica e financeira entre a Embrapa, através da unidade de pesquisas em Pelotas/RS, a Embrapa Clima Temperado, a AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda/Massey Ferguson, a Trimble Brasil, a PipeBR, a KLR Implementos e a Centeno Agro Inteligência.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *