Notícias

Embrapa lança versão digital gratuita do livro A Saga da Soja

O livro A Saga da Soja – de 1050 a.C a 2015 d.C., lançado em 2018 pela Embrapa Soja, agora ganha versão digital e pode ser baixado gratuitamente. Baixe o pdf aqui. A publicação assinada pelos pesquisadores Amélio Dall´Agnol e Décio Gazzoni, da Embrapa Soja, registra desde a domesticação da soja na antiga China, até tornar-se o quarto principal grão produzido no mundo. Segundo os autores, o primeiro registro de soja no Brasil é de 1882, mesma data em que, também, foi introduzida na Argentina. O cultivo no Brasil e na Argentina ocorreu de forma restrita, entre os anos de 1940 e 1960. No entanto, entre 1960 e 2018 a produção global de soja cresceu cerca de 1.300%. Atualmente a soja é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados e também em ração animal. Na safra 2019/20, o Brasil produziu 257 milhões de toneladas de grãos, dos quais mais de 120 milhões foram de soja. A cultura da soja representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O Brasil se tornou o maior produtor mundial de soja e a cultura hoje tem reflexos importantes na economia, impactando na realização de negócios, na geração de emprego e renda e trazendo melhorias para a qualidade de vida de toda a população. “A soja encontrou condições adequadas de expansão nos trópicos, fruto de elevada disponibilidade de área, clima favorável, topografia adequada e vultosos investimentos em desenvolvimento de tecnologia, aliados à presença de agricultores empreendedores”, avaliam os autores. Serviço Baixe o pdf: www.embrapa.br/soja/saga-da-soja. A publicação impressa pode ser adquirida junto ao livraria.aee@gmail.com

O livro A Saga da Soja – de 1050 a.C a 2015 d.C., lançado em 2018 pela Embrapa Soja, agora ganha versão digital e pode ser baixado gratuitamente. Baixe o pdf aqui. A publicação assinada pelos pesquisadores Amélio Dall´Agnol e Décio Gazzoni, da Embrapa Soja, registra desde a domesticação da soja na antiga China, até tornar-se o quarto principal grão produzido no mundo. Segundo os autores, o primeiro registro de soja no Brasil é de 1882, mesma data em que, também, foi introduzida na Argentina.

O cultivo no Brasil e na Argentina ocorreu de forma restrita, entre os anos de 1940 e 1960. No entanto, entre 1960 e 2018 a produção global de soja cresceu cerca de 1.300%. Atualmente a soja é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados e também em ração animal.

Na safra 2019/20, o Brasil produziu 257 milhões de toneladas de grãos, dos quais mais de 120 milhões foram de soja. A cultura da soja representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O Brasil se tornou o maior produtor mundial de soja e a cultura hoje tem reflexos importantes na economia, impactando na realização de negócios, na geração de emprego e renda e trazendo melhorias para a qualidade de vida de toda a população. 

“A soja encontrou condições adequadas de expansão nos trópicos, fruto de elevada disponibilidade de área, clima favorável, topografia adequada e vultosos investimentos em desenvolvimento de tecnologia, aliados à presença de agricultores empreendedores”, avaliam os autores.

Serviço
Baixe o pdf: www.embrapa.br/soja/saga-da-soja.
A publicação impressa pode ser adquirida junto ao  livraria.aee@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *