Notícias

Realizada reunião para validação do Zarc para citros na Região Norte

Foi realizada no dia 13 de janeiro reunião para validação dos estudos do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de citros nos estados da Região Norte. A reunião é mais uma etapa para a aprovação do Zarc da cultura pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e faz parte de um esforço para a definição do zoneamento para grande parte das culturas agrícolas no país. A reunião, realizada virtualmente, foi organizada pelo Mapa e pela Embrapa e teve como objetivo repassar os resultados das pesquisas e análises que vão nortear o Zarc de citros na Região. Participaram do encontro representantes de secretarias estaduais ligadas à agricultura, de secretarias municipais, produtores rurais, além dos pesquisadores da Embrapa envolvidos no trabalho. O Zarc do citros abrange informações sobre os períodos indicados para o plantio, os florescimento e crescimento dos frutos e colheita. De acordo com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, José Eduardo Borges de Carvalho, o Zarc é uma ferramenta essencial para o produtor de citros planejar e melhorar sua produção. Segundo dados apresentados na reunião, a Região Norte é responsável por apenas 2,7% da produção de citros no país, mas com índices de produtividade bem superiores a outras regiões do país, o que demonstra uma boa perspectiva para a cultura. “Também estamos desenvolvendo estudos, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, Ufam e Fapeam, visando aumentar a base genética de copas e porta-enxertos utilizadas na região, além de práticas conservacionistas de produção, o que vai contribuir para um aumento de produção e produtividade, em especial no estado do Amazonas”. O Zarc é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o produtor rural no planejamento e execução de atividades agrícolas, fundamental para a aplicação de políticas públicas como o Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), o Seguro Rural e para a concessão de crédito agrícola. A metodologia do Zarc apresenta os períodos mais indicados para o plantio, florescimento e colheita de citros em cada município dos estados da região, levando em consideração o clima e os tipos de solos , entre outros aspectos. Após essa reunião de validação, os pesquisadores envolvidos no Zarc vão se reunir para formatar o documento final que será entregue ao Mapa. Após análise, o Zarc é publicado no Diário Oficial e no site do Ministério da Agricultura.

Foi realizada no dia 13 de janeiro reunião para validação dos estudos do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de citros nos estados da Região Norte. A reunião é mais uma etapa para a aprovação do Zarc da cultura pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e faz parte de um esforço para a definição do zoneamento para grande parte das culturas agrícolas no país.

A reunião, realizada virtualmente, foi organizada pelo Mapa e pela Embrapa e teve como objetivo repassar os resultados das pesquisas e análises que vão nortear o Zarc de citros na Região.  Participaram do encontro representantes de secretarias estaduais ligadas à agricultura, de secretarias municipais, produtores rurais, além dos pesquisadores da Embrapa envolvidos no trabalho. O Zarc do citros abrange informações sobre os períodos indicados para o plantio, os florescimento e crescimento dos frutos e colheita.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, José Eduardo Borges de Carvalho, o Zarc é uma ferramenta essencial para o produtor de citros planejar e melhorar sua produção. Segundo dados apresentados na reunião, a Região Norte é responsável por apenas 2,7% da produção de citros no país, mas com índices de produtividade bem superiores a outras regiões do país, o que demonstra uma boa perspectiva para a cultura. “Também estamos desenvolvendo estudos, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, Ufam e Fapeam, visando aumentar a base genética de copas e porta-enxertos utilizadas na região, além de práticas conservacionistas de produção, o que vai contribuir para um aumento de produção e produtividade, em especial no estado do Amazonas”. 

O Zarc é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o produtor rural no planejamento e execução de atividades agrícolas, fundamental para a aplicação de políticas públicas como o Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), o Seguro Rural e para a concessão de crédito agrícola. A metodologia do Zarc apresenta os períodos mais indicados para o plantio, florescimento e colheita de citros em cada município dos estados da região, levando em consideração o clima e os tipos de solos , entre outros aspectos. Após essa reunião de validação, os pesquisadores envolvidos no Zarc vão se reunir para formatar o documento final que será entregue ao Mapa. Após análise, o Zarc é publicado no Diário Oficial e no site do Ministério da Agricultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *