Notícias

Dia de campo on-line aborda qualidade do solo em sistemas integrados de produção agropecuária

O 10º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril, terá sua segunda parte neste sábado, dia 5, a partir das 7h30 no horário de Mato Grosso (8h30 no horário de Brasília). O evento traz como tema principal a qualidade do solo em sistemas integrados, mostrando tecnologias da Embrapa para avaliação e melhoria do solo. O dia de campo ocorre de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube, no endereço https://youtu.be/7WlryTF4E1g. Os dois primeiros blocos da programação terão apresentações sobre diferentes tipos de consórcios forrageiros e suas recomendações, tanto para pastejo animal quanto para cobertura do solo pré cultivo de soja ou outra lavoura de safra. O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril abrirá a programação falando sobre as recomendações dos consórcios para pastejo. Na sequência, os professores da UFMT Arthur Behling e Onã Freddi apresentação dados sobre a produção de biomassa e estoque de nutrientes e proteína bruta nos consórcios, além dos principais efeitos dos consórcios na física do solo e na cultura da soja. No segundo bloco, o trio da Embrapa, formado pelos pesquisadores Flávio Wruck e Flávio Tardin e pelo analista Orlando Oliveira Junior, apresentará características, benefícios e recomendações de uso de consórcios de braquiárias com girassol, sorgo e milho com leguminosas. O terceiro e último bloco mostrará duas tecnologias recém lançadas pela Embrapa. A primeira delas é o inoculante solubilizador de fósforo BiomaPhos. A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Christiane Paiva é quem apresentará esse produto que ajuda a reduzir custos de produção. Na sequência, Renato Alves, do Laboratórios Solos e Plantas, falará sobre o BioAS, método de análise microbiológica do solo, que traz para o produtor indicadores sobre a saúde do solo em sua propriedade. Ao fim de cada bloco, o moderador do dia de campo e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agrossilvipastoril, Anderson Ferreira, conduzirá um bate papo com os palestrantes, no qual os internautas poderão fazer suas perguntas pelo chat. Esta será a segunda parte do 10º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. A primeira metade foi realizada no último sábado e teve as estratégias em sistemas ILPF como tema central. A gravação está disponível no Canal da Embrapa no Youtube, no endereço https://youtu.be/7WlryTF4E1g. Realizado pela primeira vez no formato on-line, esse dia de campo conta com patrocínio da Unipasto e Vida Rural MT. Apoiam ainda a iniciativa a Acrimat, Acrinorte, Bioma, Empaer, Flora Sinop, Gepi, Imea, Laboratório Solos e Plantas, Rede ILPF, Senar-MT, Prefeitura de Sinop e UFMT.

O 10º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril, terá sua segunda parte neste sábado, dia 5, a partir das 7h30 no horário de Mato Grosso (8h30 no horário de Brasília). O evento traz como tema principal a qualidade do solo em sistemas integrados, mostrando tecnologias da Embrapa para avaliação e melhoria do solo.

O dia de campo ocorre de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube, no endereço https://youtu.be/7WlryTF4E1g.

Os dois primeiros blocos da programação terão apresentações sobre diferentes tipos de consórcios forrageiros e suas recomendações, tanto para pastejo animal quanto para cobertura do solo pré cultivo de soja ou outra lavoura de safra.

O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril abrirá a programação falando sobre as recomendações dos consórcios para pastejo. Na sequência, os professores da UFMT Arthur Behling e Onã Freddi apresentação dados sobre a produção de biomassa e estoque de nutrientes e proteína bruta nos consórcios, além dos principais efeitos dos consórcios na física do solo e na cultura da soja.

No segundo bloco, o trio da Embrapa, formado pelos pesquisadores Flávio Wruck e Flávio Tardin e pelo analista Orlando Oliveira Junior, apresentará características, benefícios e recomendações de uso de consórcios de braquiárias com girassol, sorgo e milho com leguminosas.

O terceiro e último bloco mostrará duas tecnologias recém lançadas pela Embrapa. A primeira delas é o inoculante solubilizador de fósforo BiomaPhos. A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Christiane Paiva é quem apresentará esse produto que ajuda a reduzir custos de produção. Na sequência, Renato Alves, do Laboratórios Solos e Plantas, falará sobre o BioAS, método de análise microbiológica do solo, que traz para o produtor indicadores sobre a saúde do solo em sua propriedade.

Ao fim de cada bloco, o moderador do dia de campo e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agrossilvipastoril, Anderson Ferreira, conduzirá um bate papo com os palestrantes, no qual os internautas poderão fazer suas perguntas pelo chat.

 Esta será a segunda parte do 10º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. A primeira metade foi realizada no último sábado e teve as estratégias em sistemas ILPF como tema central. A gravação está disponível no Canal da Embrapa no Youtube, no endereço https://youtu.be/7WlryTF4E1g.

Realizado pela primeira vez no formato on-line, esse dia de campo conta com patrocínio da Unipasto e Vida Rural MT. Apoiam ainda a iniciativa a Acrimat, Acrinorte, Bioma, Empaer, Flora Sinop, Gepi, Imea, Laboratório Solos e Plantas, Rede ILPF, Senar-MT, Prefeitura de Sinop e UFMT.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *