Notícias

Oficina online ensina como fazer pano encerado sustentável

O pano encerado, com cera de abelha, é uma alternativa sustentável à utilização do filme plástico de PVC em diversos usos. Como forma de agregar renda e prospectar novos produtos na cadeia da apicultura, ocorre nesta sexta-feira (2) uma mini-oficina online de produção de pano encerado. Será às 15 horas, por meio da plataforma Google Meet. A oficina atende a uma demanda da Amiga (Associação dos Criadores e Criadoras de abelhas melíferas do município de Igarapé-Açú) para fins de utilizações não usuais de produtos das abelhas, com apoio dos projetos InovaFlora e Agrobio, coordenados pela Embrapa, componente do Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente. De acordo com os coordenadores do treinamento, o tecido com cera de abelhas é um produto que vem substituir a utilização do plástico filme. É uma embalagem sustentável, biodegradável, reaproveitável com vida útil de, pelo menos, seis meses, se bem cuidado, além de promover mais um uso para os produtos apícolas, a cera de abelhas, agregando valor à produção e mais uma alternativa de renda à artesãos e a agricultura familiar. A mini-oficina será ministrada por Na Rota da abelha e Projeto Serbio. Michelliny Bentes, líder do Projeto Integrado da Amazônia, avalia que é iniciativa importante pois os projetos Agrobio e Inovaflora se complementam quando o foco é incentivar, na prática, o uso de alternativas produtivas de base sustentável. “Com essas parcerias estamos incentivando a agregação de valor em uma cadeia produtiva que se adéqua totalmente à atividade praticada por agricultores familiares, que é a apicultura, tendo em vista seu baixo custo, os serviços ambientais que gera, e por não ser destrutiva do meio ambiente”, reforça Bentes. As inscrições podem ser feitas por meio dos telefones (91) 99201-3355 ou (91) 99132-4561. O link para acesso à oficina será enviado pelo Whatsapp.

O pano encerado, com cera de abelha, é uma alternativa sustentável à utilização do filme plástico de PVC em diversos usos. Como forma de agregar renda e prospectar novos produtos na cadeia da apicultura, ocorre nesta sexta-feira (2) uma mini-oficina online de produção de pano encerado. Será às 15 horas, por meio da plataforma Google Meet.

A oficina atende a uma demanda da Amiga (Associação dos Criadores e Criadoras de abelhas melíferas do município de Igarapé-Açú) para fins de utilizações não usuais de produtos das abelhas, com apoio dos projetos InovaFlora e Agrobio, coordenados pela Embrapa, componente do Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente. 

De acordo com os coordenadores do treinamento, o tecido com cera de abelhas é um produto que vem substituir a utilização do plástico filme. É uma embalagem sustentável, biodegradável, reaproveitável com vida útil de, pelo menos, seis meses, se bem cuidado, além de promover mais um uso para os produtos apícolas, a cera de abelhas, agregando valor à produção e mais uma alternativa de renda à artesãos e a agricultura familiar. A mini-oficina será ministrada por Na Rota da abelha e Projeto Serbio.

Michelliny Bentes, líder do Projeto Integrado da Amazônia, avalia que é iniciativa importante pois os projetos Agrobio e Inovaflora se complementam quando o foco é incentivar, na prática, o uso de alternativas produtivas de base sustentável. “Com essas parcerias estamos incentivando a agregação de valor em uma cadeia produtiva que se adéqua totalmente à atividade praticada por agricultores familiares, que é a apicultura, tendo em vista seu baixo custo, os serviços ambientais que gera, e por não ser destrutiva do meio ambiente”, reforça Bentes.

As inscrições podem ser feitas por meio dos telefones (91) 99201-3355 ou (91) 99132-4561. O link para acesso à oficina será enviado pelo Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *