Notícias

Palestra Como Manejar a Drosophila suzukii no Cultivo de Pequenas Frutas

Na próxima quinta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 18h, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Régis Sívori Silva dos Santos irá palestrar sobre uma das mais importantes pragas quarentenárias em expansão mundial na atualidade que ameaça o cultivo de pequenas frutas no Brasil, a Drosophila suzukii, no canal da Embrapa no YouTube. Essa pequena mosquinha origiária da Ásia, causa danos severos às pequenas frutas, como morango, amora, framboesa e mirtilo, gerando muitas perdas na produção e graves prejuízos financeiros aos produtores rurais, especialmente por ainda não possui inseticidas registrados no Brasil. “As fêmeas depositam os ovos nas frutas próximo ao período de maturação, sem deixar danos aparentes. Somente quando a fruta está completamente estragada, com a larva desenvolvida é que temos certeza”, comenta Santos. Para auxiliar no combate a esse inseto que possui ampla capacidade de expansão, o pesquisador ira apresentar desde as características da praga até as recomendações para o monitoramento e controle, com o uso de múltiplas táticas que incluem adoção de armadilhas de coleta massal, solarização dos frutos atacados, manejo cultural e o uso de fungo entomopatogênico no controle do inseto, que fizeram as perdas nos plantios reduzirem de 60% para 5% nos últimos seis anos.

Na  próxima quinta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 18h, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Régis Sívori Silva dos Santos irá palestrar sobre uma das mais importantes pragas quarentenárias em expansão mundial na atualidade que ameaça o cultivo de pequenas frutas no Brasil, a Drosophila suzukii, no canal da Embrapa no YouTube.

Essa pequena mosquinha origiária da Ásia, causa danos severos às pequenas frutas, como morango, amora, framboesa e mirtilo, gerando muitas perdas na produção e graves prejuízos financeiros aos produtores rurais, especialmente por ainda não possui inseticidas registrados no Brasil. “As fêmeas depositam os ovos nas frutas próximo ao período de maturação, sem deixar danos aparentes. Somente quando a fruta está completamente estragada, com a larva desenvolvida é que temos certeza”, comenta Santos.

Para auxiliar no combate a esse inseto que possui ampla capacidade de expansão, o pesquisador ira apresentar desde  as características da praga até as recomendações para o monitoramento e controle, com o uso de múltiplas táticas que incluem adoção de armadilhas de coleta massal, solarização dos frutos atacados, manejo cultural e o uso de fungo entomopatogênico no controle do inseto, que fizeram as perdas nos plantios reduzirem de 60% para 5% nos últimos seis anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *