Notícias

Embrapa Acre celebra 44 anos com programação virtual

No dia 10 de julho a Embrapa completa 44 anos de atuação no Estado do Acre e, para celebrar este percurso com colaboradores e parceiros, a empresa preparou uma programação especial. Com o slogan “Mesmo longe, estamos conectados”, presente em diversos produtos de comunicação desenvolvidos como parte das comemorações, a Unidade reafirma seu compromisso social e traduz esse momento de distanciamento físico imposto pela pandemia do coronavírus. O ponto alto da celebração acontece na sexta-feira (10), com uma reunião online, a partir das 9h, com a participação de empregados, gestores e colaboradores em geral, atores do setor produtivo, parlamentares e representantes de instituições de ensino. O diretor-presidente da Embrapa, Celso Moretti, participa da abertura do evento.

O chefe-geral da Unidade, Eufran Amaral, explica que a confraternização à distância é uma forma de mostrar que a Embrapa não parou com a pandemia da covid-19. A Empresa ajustou sua programação para continuar trabalhando e contribuindo com a produção de alimentos e com o desenvolvimento sustentável do Acre. As inúmeras ações nas áreas de pesquisa, transferência de tecnologias e comunicação, realizadas com o auxílio de tecnologias digitais, além da manutenção de uma equipe em sistema de revezamento para atendimento de serviços essenciais em diferentes setores mostram que a Empresa se adequou para esse momento atípico.

“Temos muitos motivos para celebrar o trabalho da Embrapa nessas mais de quatro décadas no Acre. Como fruto dos esforços da pesquisa, fortalecidos por parcerias consolidadas com instituições estratégicas,  as tecnologias geradas pela Empresa estão presentes no dia a dia das pessoas de diversas maneiras, seja nos alimentos que chegam às mesas das famílias, como frutas, grãos, leite e carne,  nos produtos da biodiversidade amazônica como a castanha-do-brasil e o açaí, que conquistaram consumidores de todo o país e mercados internacionais,  ou na madeira certificada utilizada na construção civil”, ressalta o gestor.

Para destacar a integração da pesquisa com entidades de diversos setores, a reunião contará com roda de conversa com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Universidade Federal do Acre e parlamentares. O evento também marcará o lançamento do portfólio de tecnologias da Unidade, documento que reúne soluções tecnológicas para a pecuária, fruticultura, floresta, solos e agricultura do Estado. “Com o objetivo de auxiliar produtores rurais, técnicos e extensionistas, concentramos em uma única publicação os destaques em tecnologia testados e validados para o Acre e o bioma Amazônia”, afirma Bruno Pena, chefe-adjunto de transferência de tecnologias da Unidade, que apresentará o documento aos participantes do evento online.

O Portfólio de tecnologias ficará disponível na página temática dos 44 anos da Embrapa Acre, hospedada no Portal da Unidade, que também será lançada durante o encontro online. Além de possibilitar o acesso a conhecimentos tecnológicos voltados para diferentes segmentos do setor produtivo acreano, esse espaço virtual reunirá conteúdos audiovisuais sobre resultados de pesquisa, informações sobre a história da Unidade e depoimentos de empregados sobre a trajetória profissional na empresa. A programação da reunião contempla, ainda, o lançamento do informativo “Paneiro de Notícias”, veículo de comunicação online dirigido ao público externo, e um encontro entre gerações, com a participação de empregados aposentados e jovens colaboradores.

Trajetória da pesquisa

Criada em 1976, a Embrapa Acre é um centro de pesquisa com foco regional e tem a missão de gerar tecnologias e conhecimentos que possibilitem o uso sustentável dos recursos naturais, o planejamento territorial estratégico do estado, o desenvolvimento ou a adequação de sistemas de produção adotados na região, bem como a agregação de valor à produção agropecuária e florestal do Acre, de modo particular, e do Brasil como um todo. Nessa trajetória de mais de quatro décadas no Acre, a Embrapa, por meio de equipes multidisciplinares, tem trabalhado para fortalecer o setor agropecuário, e para o uso racional da terra e dos recursos florestais, em prol do desenvolvimento sustentável do Estado.

De acordo com Amaral, desde a sua fundação no Acre, a Embrapa atua es pesquisas com as culturas do milho, seringueira e consórcio de gramíneas com forrageiras leguminosas, com entregas de alto impacto econômico, social e ambiental para a Amazônia. Entre as soluções tecnológicas disponibilizadas estão o Modelo Digital de Exploração Florestal (Modeflora), adotado largamente nos diversos estados amazônicos, o modelo de agricultura conservacionista, para diversificar a produção em solos arenosos no Juruá, a estratificação da vegetação com uso de tecnologia aerotransportada (sistema Lidar) e a BRS Mandobi, primeira cultivar brasileira de amendoim forrageiro propagada por sementes, para uso no consórcio de pastagens com a finalidade de intensificar sistemas pecuários de produção a pasto.

“Esses resultados impactaram diretamente as principais cadeias produtivas do Estado e contribuem para a melhoria de renda das famílias rurais. Do ponto de vista social, as tecnologias disponibilizadas pela Embrapa buscam contemplar demandas de diferentes grupos, desde produtores envolvidos com sistemas integrados, manejo de pastagem e fruticultura até comunidades indígenas, com foco na soberania e segurança alimentar no campo. Além disso, a Embrapa tem atuado na geração de tecnologias para valorização da floresta e intensificação do uso de áreas desmatadas.  Na atividade pecuária, principal atividade econômica do Acre, as tecnologias disponibilizadas pela Embrapa evitaram o desmatamento de mais de 2 milhões de hectares de floresta primária, em função do incremento da capacidade de suporte das áreas em produção”, avalia Amaral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *