Notícias

Ferramenta de quebra do coco babaçu é tema do Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa

A tecnologia garante menos esforço físico e mais saúde a quebradeiras de coco O Prosa Rural Nordeste desta semana fala da tecnologia desenvolvida pela Embrapa Cocais e em fase final de validação: a ferramenta de quebra do coco babaçu. O protótipo, de uso individual, permite que a extração das amêndoas seja feita com a pessoa sentada em uma estação de trabalho em posição ergonômica correta, evitando problemas de saúde decorrentes do sistema tradicional para quebrar o coco. A tecnologia está sendo testada pelas quebradeiras de coco nas regiões do Vale do Itapecuru, Pindaré-Mirim e Médio Mearim para sugestão de ajustes e adequações às suas necessidades de trabalho e de rendimento da produção. Para o pesquisador José Mário Frazão, a ferramenta atende demanda das quebradeiras de coco identificada durante as oficinas regionais do Babaçutec (evento da Embrapa Cocais que discute temas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P&D&I para a cadeia de valor do babaçu). O pesquisador destaca que a ferramenta é uma tecnologia social, desenvolvida em interação com a comunidade, e deve contribuir para a melhoria das condições de trabalho e renda de milhares de mulheres que vivem do extrativismo do babaçu. “O acesso a essa ferramenta é um compromisso da Embrapa com as quebradeiras de coco”. O engenheiro Ivanildo Madeira Albuquerque, parceiro da Embrapa no desenvolvimento da tecnologia, diz que o protótipo reduz o emprego da força na quebra do coco, pois tem mais potência no corte, que é acionado via alavanca. “Acredito que o produto deixará legado bastante positivo para o extrativismo do coco babaçu”. Os recursos para o desenvolvimento da ferramenta vieram da Fundação de Amparo e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Bem Diverso, fruto da parceria entre Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para ouvir o programa, acesse https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/52797905/prosa-rural—ferramenta-para-extrativista-quebrar-coco-babacu-com-menor-esforco.

A tecnologia garante menos esforço físico e mais saúde a quebradeiras de coco

O Prosa Rural Nordeste desta semana fala da tecnologia desenvolvida pela Embrapa Cocais e em fase final de validação: a ferramenta de quebra do coco babaçu. O protótipo, de uso individual, permite que a extração das amêndoas seja feita com a pessoa sentada em uma estação de trabalho em posição ergonômica correta, evitando problemas de saúde decorrentes do sistema tradicional para quebrar o coco. A tecnologia está sendo testada pelas quebradeiras de coco nas regiões do Vale do Itapecuru, Pindaré-Mirim e Médio Mearim para sugestão de ajustes e adequações às suas necessidades de trabalho e de rendimento da produção.

Para o pesquisador José Mário Frazão, a ferramenta atende demanda das quebradeiras de coco identificada durante as oficinas regionais do Babaçutec (evento da Embrapa Cocais que discute temas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P&D&I para a cadeia de valor do babaçu). O pesquisador destaca que a ferramenta é uma tecnologia social, desenvolvida em interação com a comunidade, e deve contribuir para a melhoria das condições de trabalho e renda de milhares de mulheres que vivem do extrativismo do babaçu. “O acesso a essa ferramenta é um compromisso da Embrapa com as quebradeiras de coco”. O engenheiro Ivanildo Madeira Albuquerque, parceiro da Embrapa no desenvolvimento da tecnologia, diz que o protótipo reduz o emprego da força na quebra do coco, pois tem mais potência no corte, que é acionado via alavanca. “Acredito que o produto deixará legado bastante positivo para o extrativismo do coco babaçu”.

Os recursos para o desenvolvimento da ferramenta vieram da Fundação de Amparo e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Bem Diverso, fruto da parceria entre Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Para ouvir o programa, acesse https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/52797905/prosa-rural—ferramenta-para-extrativista-quebrar-coco-babacu-com-menor-esforco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *