Notícias

Embrapa é parceira em evento sobre abertura de dados no enfrentamento à pandemia, promovido pela Fiocruz

Refletir sobre a importância da abertura dos dados no enfrentamento à pandemia e suas perspectivas, barreiras e usos de dados governamentais abertos para a saúde da sociedade será o tema principal do II Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dia 18 de junho, das 14h às 16h. O evento, a ser realizado na modalidade webinar, em função da necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19), é resultado das ações do 4º Plano de Ação Brasileiro (2018-2020), da Parceria pelo Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), que tem o compromisso de “estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil” Além da Fiocruz, compõem a organização do evento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Assim como no primeiro encontro, o objetivo é aproximar as duas perspectivas que estão potencializadas pelo atual cenário de pandemia, em que se torna mais urgente e necessária a atuação conjunta das iniciativas públicas e privadas, o que exige, ainda mais das instituições públicas, uma atuação transparente e aberta à participação social. O webinar contará com a participação da diretora executiva na Open Knowledge Brasil (OKBR), Fernanda Campagnucci, e do coordenador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz), Daniel Villela. O coordenador de Informação e Comunicação da Fiocruz, Josué Laguardia, será o mediador da roda de conversa. “A covid-19 nos faz repensar os modos de se fazer ciência em tempos de pandemia – a comunicação com os pares e as partes interessadas, o compartilhamento e a análise dos dados de pesquisa, assim como o nosso papel como cientistas e cidadãos”, diz ele. Gratuito e aberto ao público, que poderá participar com perguntas, o webinar será transmitido pelo canal da Fiocruz no Youtube. Não é necessário fazer inscrição prévia para participação. Serviço: Webinar O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto face à pandemia do novo coronavírus (covid-19) Data: 18 de junho (quinta-feira), das 14h às 16h. Acompanhe ao vivo pelo Youtube da Fiocruz (https://www.youtube.com/user/fundacaooswaldocruz)

Refletir sobre a importância da abertura dos dados no enfrentamento à pandemia e suas perspectivas, barreiras e usos de dados governamentais abertos para a saúde da sociedade será o tema principal do II Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dia 18 de junho, das 14h às 16h.

O evento, a ser realizado na modalidade webinar, em função da necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19),
é resultado das ações do 4º Plano de Ação Brasileiro (2018-2020), da Parceria pelo Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), que tem o compromisso de “estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil”

Além da Fiocruz, compõem a organização do evento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Assim como no primeiro encontro, o objetivo é aproximar as duas perspectivas que estão potencializadas pelo atual cenário de pandemia, em que se torna mais urgente e necessária a atuação conjunta das iniciativas públicas e privadas, o que exige, ainda mais das instituições públicas, uma atuação transparente e aberta à participação social. O webinar contará com a participação da diretora executiva na Open Knowledge Brasil (OKBR), Fernanda Campagnucci, e do coordenador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz), Daniel Villela.

O coordenador de Informação e Comunicação da Fiocruz, Josué Laguardia, será o mediador da roda de conversa. “A covid-19 nos faz repensar os modos de se fazer ciência em tempos de pandemia – a comunicação com os pares e as partes interessadas, o compartilhamento e a análise dos dados de pesquisa, assim como o nosso papel como cientistas e cidadãos”, diz ele.

Gratuito e aberto ao público, que poderá participar com perguntas, o webinar será transmitido pelo canal da Fiocruz no Youtube. Não é necessário fazer inscrição prévia para participação.

Serviço:
Webinar O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto face à pandemia do novo coronavírus (covid-19)
Data: 18 de junho (quinta-feira), das 14h às 16h.
Acompanhe ao vivo pelo Youtube da Fiocruz (https://www.youtube.com/user/fundacaooswaldocruz)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *