Notícias

A relação dos surtos do novo coronavírus em frigoríficos com o abastecimento de carne bovina

As plantas frigoríficas nos Estados Unidos e Europa fecharam as portas devido aos surtos do novo coronavírus, temporariamente. Nacionalmente, os frigoríficos tomaram medidas preventivas de combate ao covid-19. No cenário brasileiro, com o gado engordado a pasto e abatedouros menores distribuídos o risco de impacto pelo fechamento de frigoríficos ou redução da capacidade operacional são menores. Entretanto, há o risco desses locais tornarem-se epicentros de surtos em cidades do interior, como o que acontece, atualmente, no município de Guia Lopes da Laguna em Mato Grosso do Sul. Dessa forma, com menor demanda interna, rebanho a pasto, ociosidade de plantas e uso de menores, o risco de desabastecimento cai. Contudo, o avanço da propagação da pandemia pelo interior do País, exige adequações, que elevam a sanidade da carne bovina produzida. Leia mais no Boletim CiCarne, semana 9 a 15 de maio, “Surtos de novo coronavírus em frigoríficos e o abastecimento do mercado de carne bovina”, com a análise dos especialistas da Embrapa, integrantes do Centro de Inteligência da Carne (CiCarne).

As plantas frigoríficas nos Estados Unidos e Europa fecharam as portas devido aos surtos do novo coronavírus, temporariamente. Nacionalmente, os frigoríficos tomaram medidas preventivas de combate ao covid-19.

No cenário brasileiro, com o gado engordado a pasto e abatedouros menores distribuídos o risco de impacto pelo fechamento de frigoríficos ou redução da capacidade operacional são menores. Entretanto, há o risco desses locais tornarem-se epicentros de surtos em cidades do interior, como o que acontece, atualmente, no município de Guia Lopes da Laguna em Mato Grosso do Sul. 

Dessa forma, com menor demanda interna, rebanho a pasto, ociosidade de plantas e uso de menores, o risco de desabastecimento cai. Contudo, o avanço da propagação da pandemia pelo interior do País, exige adequações, que elevam a sanidade da carne bovina produzida.

Leia mais no Boletim CiCarne, semana 9 a 15 de maio, “Surtos de novo coronavírus em frigoríficos e o abastecimento do mercado de carne bovina”, com a análise dos especialistas da Embrapa, integrantes do Centro de Inteligência da Carne (CiCarne). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *