Notícias

Agricultura 4.0 é tema de conferência online hoje

O pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Ricardo Inamasu é o convidado da primeira conferência online de uma série que a Raven do Brasil está provendo a partir deste mês sobre tecnologia de aplicação – agricultura 4.0. A participação de Inamasu é hoje (7), entre 14 e 15 horas. Os interessados devem-se inscrever no endereço https://www.surveymonkey.com/r/confap1 gratuitamente. Ricardo Inamasu é coordenador da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa e preside o Comitê Gestor do Portfólio Automação, Agricultura de precisão e Digital da Embrapa. O pesquisador vai abordar desafios e perspectivas para a adoção da agricultura 4.0 no campo, onde 71,8% das propriedades rurais não têm acesso a internet, segundo o Censo Agropecuário 2017. A Embrapa Instrumentação desenvolve novos métodos, sensores e equipamentos que produzem dados de forma mais rápida, com maior confiabilidade e economicamente mais viável, ou seja, os instrumentos que viabilizam a agricultura digital na agropecuária. Boa parte da pesquisa é realizada graças a infraestrutura do Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), único nesse modelo no País, inaugurado em 2013, em São Carlos. “Estamos no cerrado brasileiro realizando a coprodução inédita de conhecimentos entre a Embrapa e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) com seus associados como grupo Amaggi, Scheffer e sementes Petrovina, de forma interativa”, conta. “Os dados estão sendo massivamente obtidos por meio da agricultura de precisão e armazenados em plataformas digitais. As informações estão sendo construídas por meio de metodologias de extração de conhecimentos dos dados armazenados em bancos. São esses conhecimentos digitais que ensinarão as máquinas inteligentes do futuro a auxiliar os produtores da próxima agricultura”, acrescenta. É com esse conhecimento acumulado que o pesquisador participará do Webinar de hoje.

O pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Ricardo Inamasu é o convidado da primeira conferência online de uma série  que a Raven do Brasil está provendo a partir deste mês sobre tecnologia de aplicação – agricultura 4.0. A participação de Inamasu  é hoje (7), entre 14 e 15 horas. Os interessados devem-se inscrever no endereço https://www.surveymonkey.com/r/confap1 gratuitamente.

Ricardo Inamasu  é coordenador  da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa e preside o Comitê Gestor do Portfólio Automação, Agricultura de precisão e Digital da Embrapa. O pesquisador vai abordar desafios e perspectivas para a adoção da agricultura 4.0 no campo, onde 71,8% das propriedades rurais não têm acesso a internet, segundo o Censo Agropecuário 2017.

A Embrapa Instrumentação desenvolve novos métodos, sensores e equipamentos que produzem dados de forma mais rápida, com maior confiabilidade e economicamente mais viável, ou seja, os instrumentos que viabilizam a agricultura digital na agropecuária. Boa parte da pesquisa é realizada graças a infraestrutura do Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), único nesse modelo no País, inaugurado em 2013, em São Carlos.

“Estamos no cerrado brasileiro realizando a coprodução inédita de conhecimentos entre a Embrapa e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) com seus associados como grupo Amaggi, Scheffer e sementes Petrovina, de forma interativa”, conta.

“Os dados estão sendo massivamente obtidos por meio da agricultura de precisão e armazenados em plataformas digitais. As informações estão sendo construídas por meio de metodologias de extração de conhecimentos dos dados armazenados em bancos. São esses conhecimentos digitais que ensinarão as máquinas inteligentes do futuro a auxiliar os produtores da próxima agricultura”, acrescenta.

É com esse conhecimento acumulado que o pesquisador participará do Webinar  de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *