Notícias

Embrapa Gado de Leite está preparada para iniciar testes de detecção do Covid 19

Localizada em Juiz de Fora (MG), a Embrapa Gado de Leite colocou à disposição do governo federal sua estrutura instalada para ajudar na realização de testes laboratoriais de identificação da Covid-19. Os testes serão realizados por meio do equipamento RT-PCR, que obtém resultado com 99,6% de acurácia (precisão). Deverão ser recebidas amostras de Juiz de Fora e municípios próximos. A Embrapa Gado de Leite possui três equipamentos RT-PCR e seis profissionais treinados para operá-los com o nível de segurança que a ação exige. A equipe deverá ser ampliada por meio de parceria com outras instituições da região. Assim, informa ter capacidade para realizar até 1.100 análises por dia, com escala de trabalho 24 horas. Para iniciar a operação, a unidade aguarda orientações do Ministério da Saúde, que irá se articular com as autoridades da região, definindo os procedimentos. As ações serão prontamente comunicadas à imprensa, assegurando informações à população. A contribuição atende demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas. Os laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do Coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz. A capacidade instalada na Embrapa em todo o país indica a possibilidade de uso de 47 laboratórios. As estruturas geralmente são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia. A Empresa já vem colaborando com a Fiocruz para a realização de testes de detecção de Chikungunya, dengue e zica vírus, com o emprego da mesma tecnologia, visando aliviar as demandas do sistema de saúde.

Localizada em Juiz de Fora (MG), a Embrapa Gado de Leite colocou à disposição do governo federal sua estrutura instalada para ajudar na realização de testes laboratoriais de identificação da Covid-19. Os testes serão realizados por meio do equipamento RT-PCR, que obtém resultado com 99,6% de acurácia (precisão). Deverão ser recebidas amostras de Juiz de Fora e municípios próximos.

A Embrapa Gado de Leite possui três equipamentos RT-PCR e seis profissionais treinados para operá-los com o nível de segurança que a ação exige. A equipe deverá ser ampliada por meio de parceria com outras instituições da região. Assim, informa ter capacidade para realizar até 1.100 análises por dia, com escala de trabalho 24 horas. 

Para iniciar a operação, a unidade aguarda orientações do Ministério da Saúde, que irá se articular com as autoridades da região, definindo os procedimentos. As ações serão prontamente comunicadas à imprensa, assegurando informações à população.

A contribuição atende demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas. 

Os laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do Coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz. 

A capacidade instalada na Embrapa em todo o país indica a possibilidade de uso de 47 laboratórios. As estruturas geralmente são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia.  

A Empresa já vem colaborando com a Fiocruz para a realização de testes de detecção de Chikungunya, dengue e zica vírus, com o emprego da mesma tecnologia, visando aliviar as demandas do sistema de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *