Notícias

Barragens subterrâneas é tema do podcast “Embrapa em cinco minutos”

Entrevistada da quinta edição do podcast “Embrapa em cinco minutos”, a pesquisadora Maria Sônia da Silva, da Embrapa Solos (UEP Recife), fala sobre barragens subterrâneas em cultivos agrícolas de regiões que sofrem com escassez hídrica. A solução tecnológica, foco de pesquisas da Embrapa há cerca de 40 anos, auxilia famílias do Semiárido a conviverem com a escassez de água, resultando em ganhos reais de produtividade. 

Maria Sônia destaca que as barragens estão entre as tecnologias da Embrapa que se alinham com a Agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), contribuindo principalmente com o ODS 16 – Água potável e saneamento.

A pesquisadora informa que a solução já foi adaptada a outras regiões do Brasil, não necessariamente afetadas pela estiagem, dando como exemplos iniciativas implementadas em municípios da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. 

Em 2018, a barragem subterrânea foi finalista do Prêmio ODS Brasil na categoria “Ensino, Pesquisa e Extensão”. Em 2013, foi reconhecida como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Nesse mesmo ano, venceu o Prêmio Mandacaru, concedido pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), destacado por Maria Sônia por ter possibilitado a utilização de recursos para instalação de barragens em unidades agrícolas familiares do Semiárido. 

“A lógica dessas famílias é o desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda mediante um crescimento socioeconômico com proteção do ecossistema”, explica. “Assim, a maior importância da barragem subterrânea é proporcionar soberania e segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras das áreas dependentes de chuva que vivem em regiões semiáridas”, completa. 

O podcast “Embrapa em 5 minutos” é fruto de uma parceria entre a Embrapa e a rede Agromulher que, desde dezembro de 2019, publica em seu site entrevistas com especialistas ou dirigentes da Embrapa sobre tecnologias, lançamentos, resultados de pesquisas com orientações ou explicações sobre o tema abordado. 

A primeira edição foi uma entrevista com o presidente Celso Moretti.

Em seguida, a pesquisadora da Sire Virginia Nogueira falou sobre geopolítica do alimento. Também foram temas do podcast a produção integrada de morangos, assunto tratado pela pesquisadora Fagoni Calegario (Embrapa Meio Ambiente), e aplicações de filmes comestíveis, abordado pela pesquisadora Henriette Azeredo (Embrapa Agroindústria Tropical). 

Clique aqui e acesse todas as edições do podcast no site Agromulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *