Notícias

Tarde de Campo sobre Raleio em uvas de mesa sob cultivo protegido

Na tarde da última quarta-feira, 20/11, aproximadamente 20 produtores tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e aprender um pouco mais sobre o tema raleio em uvas de mesa sob cobertura. O evento, uma parceria com o escritório de Bento Gonçalves da Emater, foi conduzido pelo técnico Roque Zílio e realizado no parreiral coberto onde estão plantadas as variedades do Programa de Melhoramento Uvas do Brasil. Além do raleio de uvas de mesa, assunto principal do evento, foram também abordados temas como manejo de plantas e cachos sob cobertura, irrigação e utilização de defensivos nesse sistema de cultivo. Ao final do evento, os participantes fizeram uma avaliação bastante positiva. Desde o momento que foi enviado o convite para os produtores, eles demonstraram interesse em participar, comentou Alexandre Frozza, engenheiro agrônomo da Emater de Bento Gonçalves: “hoje o consumidor está cada vez mais exigente, tanto na identificação como na rastreabilidade dos produtos e o produtor tem que se adaptar a essa nova condição de mercado. Aprimorar esse manejo e oferecer um produto de melhor qualidade é fundamental”. Fabrício Dallegrave, produtor em Caravaggio da Terceira Légua, Caxias do Sul, RS, acredita que “é importante o produtor vir a Embrapa para conhecer, olhar o manejo, a qualidade do produto.” Para Gilmar Octávio Onsi, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura de Caxias do Sul, RS, o importante é o manejo da copa, manejo vegetativo que é difícil para mostrar para o produtor: “a gente vê que com este manejo a gente consegue uma uniformidade de produção”. Juliano Zottis, produtor na Linha Santa Lúcia, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS, acha que quem participa, só tem a ganhar: “quem pudesse tirar o tempo e vir, aprender, ver essas ideias, experimentos que a Embrapa faz para nós para depois aplicarmos no campo, seria muito bom só teria a ganhar”.

Na tarde da última quarta-feira, 20/11, aproximadamente 20 produtores tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e aprender um pouco mais sobre o tema raleio em uvas de mesa sob cobertura. O evento, uma parceria com o escritório de Bento Gonçalves da Emater, foi conduzido pelo técnico Roque Zílio e realizado no parreiral coberto onde estão plantadas as variedades do Programa de Melhoramento Uvas do Brasil.

Além do raleio de uvas de mesa, assunto principal do evento, foram também abordados temas como manejo de plantas e cachos sob cobertura, irrigação e utilização de defensivos nesse sistema de cultivo.

Ao final do evento, os participantes fizeram uma avaliação bastante positiva. Desde o momento que foi enviado o convite para os produtores, eles demonstraram interesse em participar, comentou Alexandre Frozza, engenheiro agrônomo da Emater de Bento Gonçalves: “hoje o consumidor está cada vez mais exigente, tanto na identificação como na rastreabilidade dos produtos e o produtor tem que se adaptar a essa nova condição de mercado. Aprimorar esse manejo e oferecer um produto de melhor qualidade é fundamental”. Fabrício Dallegrave, produtor em Caravaggio da Terceira Légua, Caxias do Sul, RS, acredita que “é importante o produtor vir a Embrapa para conhecer, olhar o manejo, a qualidade do produto.” Para Gilmar Octávio Onsi, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura de Caxias do Sul, RS, o importante é o manejo da copa, manejo vegetativo que é difícil para mostrar para o produtor: “a gente vê que com este manejo a gente consegue uma uniformidade de produção”. Juliano Zottis, produtor na Linha Santa Lúcia, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS, acha que  quem participa, só tem a ganhar: “quem pudesse tirar o tempo e vir, aprender, ver essas ideias, experimentos que a Embrapa faz para nós para depois aplicarmos no campo, seria muito bom só teria a ganhar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *