Notícias

Equipe da Embrapa ministra curso no supermercado Zona Sul no Rio

Clientes do supermercado Zona Sul, Unidade Santa Mônica na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), tiveram a oportunidade de conhecer técnicas fáceis sobre a desidratação de frutas. O curso “Como fazer suas próprias frutas secas” foi ministrado pelos pesquisadores Regina Nogueira, Félix Cornejo e pelo técnico Sérgio Pontes da Embrapa Agroindústria de Alimentos, no dia 21 de novembro, no espaço Estação Sabores do supermercado. O processo de desidratação de alimentos foi detalhado pela pesquisadora Regina Nogueira. “Desidratação é aquecer e movimentar o ar para que haja transferência da água da matéria-prima para o ambiente”, explicou. Em seguida, o pesquisador Félix Cornejo mostrou como montar um desidratador de alimentos de baixo custo. Inclusive, a publicação “Construa você mesmo um desidratador de alimentos”, disponibiliza o passo a passo para a construção do desidratador. As peças para a montagem do desidratador são simples e podem ser facilmente encontradas no comércio. O sistema de secagem é montado dentro de uma caixa de isopor, onde é instalado o sistema de aquecimento com ventilação e uma estrutura de tubos de PVC com bandejas. As orientações sobre como cortar e colocar os vegetais no desidratador foram demonstradas por Sérgio Pontes. Vale lembrar que as frutas colocadas no equipamento devem ter um tamanho uniforme e devem ser adequadamente higienizadas antes do processo de desidratação. Para a advogada Ana Cunha, o curso foi rico em informações. “E passadas de forma prática para que pessoas leigas, como eu, pudessem captar bem. Estou animada para colocar em prática o que eu aprendi”. “Foi fantástico no sentido que trouxemos o conhecimento da ciência e tecnologia de alimentos para um público consumidor direto. É a relação direta do que temos na pesquisa com o consumidor”, finalizou Regina Nogueira.

Clientes do supermercado Zona Sul, Unidade Santa Mônica na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), tiveram a oportunidade de conhecer técnicas fáceis sobre a desidratação de frutas. O curso “Como fazer suas próprias frutas secas” foi ministrado pelos pesquisadores Regina Nogueira, Félix Cornejo e pelo técnico Sérgio Pontes da Embrapa Agroindústria de Alimentos, no dia 21 de novembro, no espaço Estação Sabores do supermercado.

O processo de desidratação de alimentos foi detalhado pela pesquisadora Regina Nogueira. “Desidratação é aquecer e movimentar o ar para que haja transferência da água da matéria-prima para o ambiente”, explicou. Em seguida, o pesquisador Félix Cornejo mostrou como montar um desidratador de alimentos de baixo custo. Inclusive, a publicação “Construa você mesmo um desidratador de alimentos”, disponibiliza o passo a passo para a construção do desidratador.

As peças para a montagem do desidratador são simples e podem ser facilmente encontradas no comércio. O sistema de secagem é montado dentro de uma caixa de isopor, onde é instalado o sistema de aquecimento com ventilação e uma estrutura de tubos de PVC com bandejas.

As orientações sobre como cortar e colocar os vegetais no desidratador foram demonstradas por Sérgio Pontes. Vale lembrar que as frutas colocadas no equipamento devem ter um tamanho uniforme e devem ser adequadamente higienizadas antes do processo de desidratação.

Para a advogada Ana Cunha, o curso foi rico em informações. “E passadas de forma prática para que pessoas leigas, como eu, pudessem captar bem. Estou animada para colocar em prática o que eu aprendi”.

“Foi fantástico no sentido que trouxemos o conhecimento da ciência e tecnologia de alimentos para um público consumidor direto. É a relação direta do que temos na pesquisa com o consumidor”, finalizou Regina Nogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *