Notícias

Dia de Campo na TV – Guardiões da agrobiodiversidade: saberes tradicionais conservando riquezas

Os Guardiões da Agrobiodiversidade atuam com o objetivo de conservar e conferir um uso racional da agrobiodiversidade. São produtores rurais, indígenas, quilombolas e outros representantes de comunidades tradicionais que mantêm sementes e plantas ancestrais, uma verdadeira riqueza do ponto de vista dos recursos genéticos. A necessidade da diversidade para a segurança alimentar levou diversos países a realizarem grandes expedições para coleta de germoplasma. O material foi destinado tanto ao depósito de sementes para a conservação a longo prazo quanto para subsidiar os programas de melhoramento genético convencionais das principais culturais alimentares. Os guardiões fazem isso em sua propriedade e em seus quintais, agindo como gestores de um banco de germoplasma a céu aberto, impedindo que as espécies passem por um processo de uniformização e perda de variedades nativas, assim como ocorre com os animais em extinção. Essa experiência é o tema do Dia de Campo na TV. Saiba como sintonizar. No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Os Guardiões da Agrobiodiversidade atuam com o objetivo de conservar e conferir um uso racional da agrobiodiversidade. São produtores rurais, indígenas, quilombolas e outros representantes de comunidades tradicionais que mantêm sementes e plantas ancestrais, uma verdadeira riqueza do ponto de vista dos recursos genéticos.

A necessidade da diversidade para a segurança alimentar levou diversos países a realizarem grandes expedições para coleta de germoplasma. O material foi destinado tanto ao depósito de sementes para a conservação a longo prazo quanto para subsidiar os programas de melhoramento genético convencionais das principais culturais alimentares. 

Os guardiões fazem isso em sua propriedade e em seus quintais, agindo como gestores de um banco de germoplasma a céu aberto, impedindo que as espécies passem por um processo de uniformização e perda de variedades nativas, assim como ocorre com os animais em extinção.

Essa experiência é o tema do Dia de Campo na TV.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *