Notícias

Muaná recebe centro de referência em manejo de açaizais nativos

O manejo de açaizais nativos ganha mais um ponto de apoio para sua disseminação no arquipélago do Marajó. Nesta quinta-feira (14), vai ser formado o comitê gestor da unidade de Muaná do Centro de Referência em Manejo de Açaizais Nativos no Marajó (Manejaí). A cerimônia de instalação da entidade acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) daquele município, às 17h. O objetivo principal da entidade é gerar e democratizar conhecimentos sobre a produção sustentável do açaí nas regiões de várzea. O Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos é uma tecnologia da Embrapa que permite aumentar em duas vezes a produção de frutos por meio do estabelecimento de uma proporção adequada entre açaizeiros e outras espécies florestais numa mesma área. No arquipélago do Marajó, desde 2016 a Embrapa Amazônia Oriental promove treinamentos em manejo de açaizais por meio do projeto Bem Diverso. A formação do Manejaí é uma estratégia para manter uma rede de facilitadores que possam seguir com a disseminação da tecnologia após a conclusão do projeto, prevista para 2020. A primeira unidade do centro de referência teve início ano passado em Portel. Nos próximos meses, também o município de Breves deve receber uma estrutura do Manejaí. Cada uma delas reúne técnicos das secretarias de agricultura dos municípios próximos, técnicos da Emater e lideranças comunitárias que foram uma rede de facilitadores que promovem uma agenda de treinamentos em manejo de açaizais. O projeto Bem Diverso é uma parceria entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), com recursos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A iniciativa abrange ações em outros biomas do país e é liderada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O principal objetivo é conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares. No Pará, o projeto Bem Diverso trabalha para a sustentabilidade da cadeia produtiva do açaí.

O manejo de açaizais nativos ganha mais um ponto de apoio para sua disseminação no arquipélago do Marajó. Nesta quinta-feira (14), vai ser formado o comitê gestor da unidade de Muaná do Centro de Referência em Manejo de Açaizais Nativos no Marajó (Manejaí). A cerimônia de instalação da entidade acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) daquele município, às 17h.

O objetivo principal da entidade é gerar e democratizar conhecimentos sobre a produção sustentável do açaí nas regiões de várzea. O Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos é uma tecnologia da Embrapa que permite aumentar em duas vezes a produção de frutos por meio do estabelecimento de uma proporção adequada entre açaizeiros e outras espécies florestais numa mesma área.

No arquipélago do Marajó, desde 2016 a Embrapa Amazônia Oriental promove treinamentos em manejo de açaizais por meio do projeto Bem Diverso. A formação do Manejaí é uma estratégia para manter uma rede de facilitadores que possam seguir com a disseminação da tecnologia após a conclusão do projeto, prevista para 2020.

A primeira unidade do centro de referência teve início ano passado em Portel. Nos próximos meses, também o município de Breves deve receber uma estrutura do Manejaí. Cada uma delas reúne técnicos das secretarias de agricultura dos municípios próximos, técnicos da Emater e lideranças comunitárias que foram uma rede de facilitadores que promovem uma agenda de treinamentos em manejo de açaizais.

O projeto Bem Diverso é uma parceria entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), com recursos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A iniciativa abrange ações em outros biomas do país e é liderada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O principal objetivo é conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares. No Pará, o projeto Bem Diverso trabalha para a sustentabilidade da cadeia produtiva do açaí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *