Notícias

O suco de uva ganha seu dia oficial na Serra Gaúcha

O primeiro domingo do mês de março está marcado oficialmente como o Dia Regional do Suco de Uva. O lançamento da comemoração foi realizado no dia 18 de outubro na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. O dia dedicado à valorização de um dos principais produtos da cadeia vitivinícola foi proposto pelo vereador de Bento Gonçalves, Edson Biasi. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Câmara Municipal de Vereadores e Embrapa Uva e Vinho.

“Estamos marcando história, valorizando o nosso principal produto que é o suco de uva. Agradeço todos que abraçaram este projeto. O suco é um produto nosso, que a cada dia ganha mais espaço na vida das pessoas. Temos que comemorar e fazer com que mais municípios se agreguem a este projeto” destacou o vereador Edson Biasi no seu pronunciamento na abertura do evento. Além de Bento Gonçalves, a data também já está no calendário oficial de Flores da Cunha e Garibaldi. Outros oito municípios da Serra, principal polo produtor da fruta no estado, já foram procurados por Biasi e estão no caminho de implementar o dia do suco. O vereador também está articulando a promoção nas esferas estadual e federal.

Em Garibaldi, a bandeira foi levantada pelo vereador Tiago Henrique Ferranti, que também é enólogo. Ele propôs e aprovou a comemoração do dia do suco no município vizinho  e esteve no evento para celebrar. Tiago  comenta que as agroindústrias da região e Garibaldi estão se sobressaindo e melhorando a qualidade do produto. “A importância do suco é grande. É o que não deixou o setor da uva e do vinho cair”, sintetizou Ferranti, ao brindar o lançamento.

Durante o evento, o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, destacou que o projeto  emana do povo, porque tem origem no legislativo. “O dia do vinho já é uma realidade para todos nós, inclusive com  programação consolidada. Este momento modifica a condição de vida do nosso agricultor, apresenta oportunidades de novos negócios, aplaude nossa região e cria mais uma etiqueta de qualidade e bem viver”. Pasin finalizou sua fala convidando todos a saudar o suco de uva. “Um brinde a esse produto que nos une, e se faz mais do que importante porque é algo nosso. Um brinde ao Dia regional do Suco de uva”.

O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, destacou a percepção do vereador para a importância da bandeira do suco de uva para a cadeia vitivinícola, como um indicativo de um novo tempo em que as autoridades públicas e as lideranças políticas se mobilizaram pensando na saúde do consumidor e na cadeia produtiva da uva. “Facilitar que todo o conhecimento e as tecnologias que existem na Embrapa, como as nossas cultivares, cheguem aos produtores e que isso seja repercutido positivamente para sociedade como um todo é muito importante”, destacou ele.

Depois da abertura do evento, que contou ainda com a participação dos Prefeitos de Cotiporã, José Carlos Breda, de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari e de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, vereadores, secretários, lideranças, produtores, técnicos e autoridades de Bento e região, puderam conferir algumas palestras que reforçaram ainda mais a importância do suco de uva.

Palestras
As cultivares de uva desenvolvidas especialmente para qualificar o suco de uva brasileiro foram apresentadas pela pesquisadora Patrícia Ritschel, que coordena o Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, liderado pela Embrapa Uva e Vinho. Incrementos de cor, sabor e açúcar são resultados das novas opções de cultivares, como a Isabel precoce, BRS Violeta e BRS Magna, cujos sucos foram degustados pelos presentes ao final.

“Com sede de suco de uva” – essa é a melhor forma de descrever o sentimento  da plateia após assistir a palestra que aborda os benefícios do suco de uva à saúde humana, apresentada pela Biomédica Caroline Dani.No lançamento do Dia Regional do Suco de Uva não foi diferente. Ela citou inúmeros benefícios aos consumidores de suco e ressaltou que não tem nenhuma contra-indicação. Ela também divulgou aos interessados em aprofundar os conhecimentos que poderão acessar o site elaborado especialmente para este fim no sugestivo endereço:https://drauva.com.br/.    

Ao falar sobre a Evolução mercadológica e produtiva do suco, o chefe-geral e pesquisador em socioeconomia da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, foi taxativo ao afirmar que o suco de uva foi a salvação da cadeia produtiva. “Esse é o produto que absorve o maior volume de uva produzida no Rio Grande do Sul. É o suco que está sustentando o nosso viticultor”, sentenciou ele. Protas apresentou índices do ano de 2004, quando cerca de 75% da uvas eram destinadas à elaboração de vinho comum e apenas 24% ao suco. Já em 2017, 53% dessas uvas foram destinadas ao suco, possibilitando um rearranjo da cadeia produtiva e o destaque para essa bebida.

Alimentação escolar
A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Renata Geremia, apresentou durante o espaço “Movimento em prol do suco de uva” o case da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves no qual, desde o ano de 2005, o suco de uva é alimento obrigatório na alimentação escolar, regulamentado por Lei 3.810/2005. “Mensalmente são servidas, em média, 324.100 refeições  para 10.432 alunos das 44 escolas do Município, sendo 100% desse valor  destinado à agricultura familiar”, complementou ela.  Exemplo esse que deve ser seguido pelo estado de Pernambuco, segundo comentou o empresário Eurico Benedetti, a partir do projeto de lei que inclui o suco de uva integral na alimentação escolar da rede pública estadual de Pernambuco. De autoria do deputado Antonio Coelho,  o projeto já foi aprovado em duas comissões temáticas da Assembleia Legislativa e prevê a aquisição preferencialmente de agricultores familiares daquele Estado.

Alguns dados:
Em 2018 foram comercializados 140,5 milhões de litros de suco de uva integral produzidos no Rio Grande do Sul. A versão integral ou natural é aquela cuja composição é de 100% de fruta, sem adição de água ou açúcar. Ao considerar também  o suco concentrado convertidos para suco simples  o volume total em 2018 foi de 258,33 milhões de litros,segundo dados elaborados pela pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Loiva Ribeiro de Mello.

Além de registrado no calendário dos municípios participantes, a intenção é de que a data estimule a realização de ações de promoção da bebida, informando sobre os benefícios à saúde, promovendo o turismo, fortalecendo a economia resultando no aprimoramento da cadeia produtiva da uva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *