Notícias

Curso sobre compostagem é novamente oferecido no formato EAD

Agricultores e técnicos que têm interesse em aprender sobre compostagem terão uma nova chance de se capacitar no assunto em aulas on-line. É que será aberta no mês que vem uma nova turma do curso de compostagem 100% vegetal na modalidade de ensino a distância (EAD), no período de 18 de novembro a 22 de dezembro. As inscrições deverão ser feitas aqui entre os dias 11 e 17 de novembro. Esta será a sexta turma do curso, que foi lançado no formato EAD em abril do ano passado, durante as comemorações de 45 anos da Embrapa. Ao longo de 2018 foram oferecidas quatro turmas, totalizando aproximadamente 5 mil inscritos de 1.357 municípios brasileiros de todos os estados da federação. “Tivemos inscritos do Oiapoque, no Amapá, a Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, e de Mâncio Lima, no Acre, a João Pessoa, na Paraíba”, conta o supervisor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Hugo Borges. Ele também cita a participação de dez estrangeiros, de seis países: Argentina, Colômbia, Guatemala, Honduras, Paraguai e Portugal. De acordo com ele, o perfil dos inscritos é prioritariamente de jovens adultos, com curso superior e sem vínculo empregatício. “Ao todo, 1.346 alunos concluíram o curso no ano passado”, informa. Atualmente, uma quinta turma está em andamento, sob a tutela do pesquisador Marco Antônio Leal, que desde o início da iniciativa é o instrutor do curso. A intenção é ensinar os participantes a fazer compostagem de maneira eficiente, melhorando o aproveitamento de resíduos e subprodutos para a produção de insumos agrícolas. Composto por doze aulas, dois vídeos e material de leitura complementar, o curso foi estruturado por Leal e disponibilizado via plataforma Moodle com o apoio de Hugo e também do supervisor do Setor de Gestão de Laboratórios, Flávio Lages. Trata-se de uma atividade do projeto Estratégias de ações participativas para inovação em agricultura de base ecológica, liderado pela Embrapa Agrobiologia e que prevê a disponibilização de um portfólio de cursos dentro do tema. Compostagem: tema sempre muito demandado Desde 2007, a Embrapa Agrobiologia vem promovendo cursos sobre compostagem para estudantes de nível técnico e de graduação, extensionistas, agricultores e até mesmo para leigos. No canal da Embrapa no Youtube, o vídeo sobre composto 100% vegetal, produzido pela Unidade em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Científica e Tecnológica em Agroecologia (NIA), da UFRRJ, e a Pesagro-Rio, é o segundo mais acessado, contabilizando, em 21 de outubro, aproximadamente 366 mil visualizações.

Agricultores e técnicos que têm interesse em aprender sobre compostagem terão uma nova chance de se capacitar no assunto em aulas on-line. É que será aberta no mês que vem uma nova turma do curso de compostagem 100% vegetal na modalidade de ensino a distância (EAD), no período de 18 de novembro a 22 de dezembro. As inscrições deverão ser feitas aqui entre os dias 11 e 17 de novembro. 

Esta será a sexta turma do curso, que foi lançado no formato EAD em abril do ano passado, durante as comemorações de 45 anos da Embrapa. Ao longo de 2018 foram oferecidas quatro turmas, totalizando aproximadamente 5 mil inscritos de 1.357 municípios brasileiros de todos os estados da federação. “Tivemos inscritos do Oiapoque, no Amapá, a Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, e de Mâncio Lima, no Acre, a João Pessoa, na Paraíba”, conta o supervisor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Hugo Borges. Ele também cita a participação de dez estrangeiros, de seis países: Argentina, Colômbia, Guatemala, Honduras, Paraguai e Portugal.

De acordo com ele, o perfil dos inscritos é prioritariamente de jovens adultos, com curso superior e sem vínculo empregatício. “Ao todo, 1.346 alunos concluíram o curso no ano passado”, informa.

Atualmente, uma quinta turma está em andamento, sob a tutela do pesquisador Marco Antônio Leal, que desde o início da iniciativa é o instrutor do curso. A intenção é ensinar os participantes a fazer compostagem de maneira eficiente, melhorando o aproveitamento de resíduos e subprodutos para a produção de insumos agrícolas.

Composto por doze aulas, dois vídeos e material de leitura complementar, o curso foi estruturado por Leal e disponibilizado via plataforma Moodle com o apoio de Hugo e também do supervisor do Setor de Gestão de Laboratórios, Flávio Lages. Trata-se de uma atividade do projeto Estratégias de ações participativas para inovação em agricultura de base ecológica, liderado pela Embrapa Agrobiologia e que prevê a disponibilização de um portfólio de cursos dentro do tema. 

Compostagem: tema sempre muito demandado

Desde 2007, a Embrapa Agrobiologia vem promovendo cursos sobre compostagem para estudantes de nível técnico e de graduação, extensionistas, agricultores e até mesmo para leigos. No canal da Embrapa no Youtube, o vídeo sobre composto 100% vegetal, produzido pela Unidade em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Científica e Tecnológica em Agroecologia (NIA), da UFRRJ, e a Pesagro-Rio, é o segundo mais acessado, contabilizando, em 21 de outubro, aproximadamente 366 mil visualizações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *