Inovação no espaço e no campo conecta pesquisadores da Embrapa, NASA e FDC

Num momento em que a inovação é discutida em todos os setores da economia, como diferencial competitivo nas organizações, públicas ou privadas, a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) reúne personagens renomados internacionalmente em uma mesa-redonda para discutir os desafios e perspectivas que o tema requer em pesquisas, seja para desvendar os mistérios do espaço ou para promover a modernização no campo.

O encontro com cientistas da Embrapa, da NASA e da Fundação Dom Cabral vai ocorrer na terça-feira, dia 3, no período da manhã, oportunidade em que será lançada a nova edição do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (Siagro), agendada para 2019.

A programação tem início com a sessão de autógrafos do livro “A Caminho de Marte” pelo físico brasileiro Ivair Gontijo, pesquisador do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da agência espacial americana (NASA), às 8h30. Na publicação, lançada recentemente pela editora Sextante, o mineiro da pequena Moema narra, em 288 páginas, sua saga na missão Curiosity, detalhes do projeto, conquistas e desafios, além de sua singular trajetória pessoal.

Com o livro, o físico quer mostrar aos estudantes e aos brasileiros em geral que é possível alcançar os objetivos – como atuar na NASA – quando se está disposto a pagar o preço exigido, com trabalho árduo e estudo.

Em sua palestra, logo depois da sessão de autógrafos, Gontijo vai abordar a “Missão Marte: o desafio, resultados recentes e o futuro”. Um dos trabalhos mais conhecidos do cientista envolve o lançamento do Curiosity, que pousou em Marte em 2012 para explorar a superfície do planeta. O físico liderou a equipe que construiu os transmissores e receptores do radar utilizado na descida do robô.

“Uma simulação da viagem entre a órbita terrestre até a superfície de Marte nos mostra alguns dos desafios enfrentados e resolvidos para pousar o veículo Curiosity na cratera Gale”, diz o pesquisador que ainda vai falar da recente detecção pelo Curiosity de moléculas orgânicas complexas e de metano com variação sazonal.

Sua missão mais recente envolve o projeto Mars 2020, que vai enviar ao planeta vermelho um veículo semelhante ao Curiosity. A Mars 2020 usará o mesmo processo para levar à Marte um veículo coletor de amostras, que deverão ser trazidas para a Terra em uma outra oportunidade.

“Esse veículo terá um novo conjunto de instrumentos e seu local de pouso ainda está sendo escolhido entre três candidatos. O instrumento SuperCam, parte do veículo Mars2020, levará para Marte quatro técnicas de espectroscopia ótica, além de um microfone e uma câmera a cores”, afirma.

Gontijo, que é o responsável pelo instrumento, vai falar dos detalhes de seu projeto ótico e resultados preliminares obtidos com a versão de testes.

Desafios das tecnologias digitais

O coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, vai discutir a inovação no Brasil de hoje: cenários e perspectivas. O pesquisador vai fazer uma reflexão sobre os desafios que o Brasil vive com as transformações trazidas com as tecnologias digitais.

Arruda ainda vai abordar os resultados de um relatório que a equipe do Núcleo de Inovação em parceria com o Instituto ItMidia, no qual avaliou a situação digital brasileira a partir de quatro dimensões estruturais – governo, infraestrutura, educação e ambiente de negócios.

O estudo, disponível no endereço https://lnkd.in/dVBKz7V é a base para o Movimento Brasil Digital que busca influenciar e promover o diálogo entre os setores público e privado para a construção de propostas que coloquem tecnologia e inovação como prioridade na estratégia do País.

A convergência entre a tecnologia espacial e a inovação será demonstrada com a tecnologia AGLIBS, um equipamento pioneiro para análise de solos baseado na tecnologia LIBS, a mesma utilizada pela NASA no Rover Curiosity, levado à Marte. O tema ficará sob a responsabilidade da física da Embrapa Instrumentação, Débora Milori, e do CEO da Agrorobótica, Fábio Angelis.

Para fechar o evento, haverá o lançamento do Siagro 2019, pelos pesquisadores Silvio Crestana, Ladislau Martin Neto e Débora Milori. O simpósio pretende ampliar a discussão sobre a fronteira da ciência e a inovação agropecuária, com a participação de convidados do Brasil e do exterior.

Desafios das tecnologias digitais