A discussão sobre o bem-estar animal para poedeiras será o tema da abertura do XVI Congresso de Ovos, realizado pela Associação Paulista de Avicultura – APA. O “Simpósio Embrapa/Esalq – Bem-estar animal” é o foco do pré-congresso que ocorre na manhã do dia 20 de março, em Ribeirão Preto/SP. O objetivo é discutir e apresentar o tema com as diversas visões dos que estão envolvidos: Mapa, Embrapa, empresas do setor e mercado, além de ouvir os produtores. O programação técnica do pré-congresso inicia às 8h45, com a palestrante Charli Beatriz Ludtke, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, coordenadora geral de Agregação de Valor, que apresentará a visão do ministério sobre a questão do bem-estar para poedeiras. Na seguência, a pesquisadora Helenice Mazzuzo, da Embrapa, e o professor Iran Oliveira, da NUPEA – ESALq/USP, apresentam o projeto BEA – Poedeiras.
Depois dos debates, será a vez da apresentação “Visão da empresa frente as demandas do bem-estar animal”, com Claudio Machado, da Vencomatic, Socorro/SP. A programação da manhã contempla ainda a palestra “Visão do mercado de ovos nas redes de distribuição e diversificação de produtos diante as demandas internacionais de bem-estar”, com Fernando Bicaletto, da Fazenda da Toca, Itirapina/SP. E, encerrando as apresentações, Edival Veras de Barros Campelo Filho, da AVIPE, de Pernambuco/PE, falará sobre a “Visão do mercado varejista nas redes de distribuição no Nordeste frente ao bem-estar animal”.
O XVI Congresso de Ovos inicia à tarde do dia 20, após o Simpósio Embrapa /Esalq, e vai até dia 22, em Ribeirão Preto. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.